Desafiamos o partido que trouxe o Planeta ao Parlamento, e que fez com que se fale mais do Ambiente do que sempre. Através da Cristina Rodrigues, membro da Comissão Política do PAN, deu as respostas.
Que acha do panorama ambiental do nosso país?
Em Portugal a legislação de âmbito ambiental é abundante e grande parte dela existe por imposição europeia. O problema ambiental em Portugal não decorre da falta de legislação, embora naturalmente existam lacunas, mas essencialmente da falta de aplicação das mesmas. Primeiro é necessário reconhecer que estamos perante uma crise ambiental para depois lhe conferir a dignidade merecida. É preciso enfrentar, sem medos, os interesses corporativistas e económicos que colidem com os interesses ambientais. Quem não cumpre a legislação deve ser responsabilizado.
Acredita nas Alterações Climáticas?
Sim. A comunidade científica internacional tem vindo a realizar diversos estudos que as confirmam e as próprias mudanças do ambiente como o conhecemos comprovam-nos.
Que acha que tem falhado na protecção do ambiente em Portugal?
A proteção do ambiente tem vindo a falhar acima de tudo devido à ausência da aplicação da legislação existente e falta de coragem na aprovação de novas leis que efectivamente protejam os valores ambientais.
Como acha que vai ser o futuro Ambiental do país?
Se o PAN conseguir reforçar a representação no Parlamento, será certamente um futuro melhor.
Qual a medida do seu programa mais emblemática no que concerne ao ambiente?
Aprovar a Lei do Clima, reconhecendo assim a actual situação de emergência climática - o que nos parece o primeiro passo a ser dado -, e que deve incluir a revisão das metas de descarbonização previstas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica estipuladas até e para lá de 2050.
Sem comentários:
Enviar um comentário