Milhares de animais morrem atingidos todos os anos, tentando atravessar as estradas. Até os próprios seres humanos também estão em risco, pois podem perder o controlo do veículo tentando evitá-los e sofrer ferimentos graves e, às vezes, até a morte.
Felizmente, alguns países perceberam isso e criaram soluções engenhosas para que os animais possam atravessar as vias em segurança.
Na Holanda, as pontes verdes fazem parte de uma rede nacional de áreas protegidas. A Holanda já tem 30 pontes verdes construídas, já planeando a construção de mais 20, com o objectivo de permitir que os animais passem por estradas ou grandes ferrovias.
Este país possui mais de 600 túneis para a passagem segura de animais. Além disso, essas pontes verdes estão cheias de vegetação e isso permite que o habitat próximo à estrada não seja interrompido.
Sendo pontes verdes, os animais seguem a vegetação como um guia, o que os impede de atravessar as estradas e se expor a atropelar ou causar um acidente.
A Holanda é um dos países mais comprometidos com o cuidado e a preservação da vida selvagem.
Em Portugal também já existe pontes desse género com o mesmo objectivo. Há cerca de 10 anos.
ResponderEliminarSim existe. Mas não são nada iguais.
ResponderEliminarHá muita falta destas pontes em Portugal. A Holanda atingiu um nível inacreditável. Isto sim é que é a defesa e protecção da vida animal entre outras coisas. A Quercus e outras organizações deviam-se juntar e elaborar projetos destes no país. Mas não vejo nada até agora. E estão a dar cabo da Comporta. Quem é que autoriza isto? Incrível.
ResponderEliminar