domingo, 1 de dezembro de 2019

Autocarro a hidrogénio fabricado em Portugal chega à Europa em 2020


Chama-se H2.City Gold e é o primeiro autocarro da CaetanoBus a usar a tecnologia de pilha de combustível da Toyota no continente europeu.

Com uma autonomia de 400 quilómetros, o veículo pesado de passageiros vem complementar a oferta já existente de autocarros eléctricos da empresa portuguesa, estando as primeiras entregas previstas já para 2020.

O H2.City Gold, que tem a mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai, tem uma pilha de combustível de 60 kW e um motor eléctrico de 180 kW.

Em menos de nove minutos é possível recarregar os tanques de hidrogénio armazenados no tejadilho, o que, aliado à elevada autonomia da viatura, não compromete as operações de transporte na cidade.

O autocarro dispõe ainda de sensores de fuga de combustível e de colisão, de maneira a que, em caso de acidente, o fornecimento de hidrogénio seja de imediato cortado nos tanques.

"A CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das nossas actividades de venda de pilhas de hidrogénio", revelou Johan van Zyl, presidente da Toyota Motor Europe.

"Estou ansioso por receber a primeira reacção do mercado a este projecto e expandir o negócio de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio", acrescentou o responsável.

O presidente da Salvador Caetano Indústria, por seu lado, afirmou que "a nossa parceria com a Toyota foi alargada com sucesso para a criação deste novo autocarro urbano para a Europa."

Ainda de acordo com José Ramos, "este projecto vai permitir às cidades repensar a mobilidade do futuro e melhorar a sua qualidade de vida."

5 comentários:

  1. Gostava de poder saber porque um veículo a hidrogénio funciona em sistema eléctrico e não com consumo directo de hidrogénio. Ao que já acho ser conhecido, os motores de combustão fóssil podem ser adaptados a consumir directamente o hidrogénio em ves do combustível de gasolina ou gás... Será que estou mal informado???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o consumo directo de hidrogénio coloca problemas de segurança operacional ...

      Eliminar
    2. Motor elétrico é muito mais eficiente

      Eliminar
  2. https://www.youtube.com/watch?v=Mdtne9j8RrQ
    O link que introduzo é de alguém que se dispôs a mostrar como é possivel extrair hidrogénio da água e utilizar como combustível na moto que apresenta... Penso que não será montagem, até porque já vi outros vídeos que corroboram este...

    ResponderEliminar
  3. extrair hidrogénio da água é facílimo ... reencaminhá-lo para utilização já não tanto ...

    ResponderEliminar

COP16: cimeira termina sem acordo sobre formas de financiamento

A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade (COP16) terminou, este sábado, em Cali, na Colômbia, sem que os países participantes ch...