Utilizar componentes na embalagem facilmente separáveis, preferir as embalagens incolores às coloridas, evitar que os rótulos ocupem mais de 2/3 da embalagem e procurar formatos facilmente desdobráveis ou espalmáveis são algumas das recomendações do Ponto Verde Lab, a plataforma digital, lançada pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que desafia quem produz ou coloca as embalagens no mercado a apostar na inovação para a reciclagem e maior reciclabilidade de materiais.
Com foco no conceito de prevenção, a SPV desafia todos os agentes da cadeia de produção a desenvolverem, em conjunto, embalagens que sejam de raiz mais sustentáveis e com maior potencial de reciclabilidade após o consumo.
Para tal, reúne um conjunto de dicas e recomendações de ecodesign e optimização dos processos de estudo, desenvolvimento e produção de embalagens e agrega-as em “pack4recycling”.
Além da plataforma, a SPV tem também uma equipa dedicada a prestar apoio técnico às marcas, para que apliquem os melhores princípios no desenho e concepção das suas embalagens. L’Oréal, Sumol+Compal, Nestlé, Unilever, Danone, Sonae ou Longa Vida são algumas das organizações que estão já atentas a estes temas.
“O consumidor e todo o ciclo económico estão cada vez mais exigentes e focados nas questões da sustentabilidade e circularidade. É premente agir com esse foco e por considerarmos essencial actuar a montante, lançámos o Ponto Verde Lab. Queremos apoiar e acompanhar a evolução dos nossos clientes nesta matéria, para que consigamos mais e melhor reciclagem e uma valorização efectiva de materiais e da economia circular” afirma Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV.
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