Uma gigantesca nuvem opaca está, há dias, a encobrir parte do Oceano Atlântico. Nas imagens captadas por satélite, as tradicionais cores azul e branca do planeta Terra estão a dar lugar a uma mancha acastanhada.
De acordo com a BBC, alguns especialistas estão a chamar-lhe “nuvem de poeira Godzilla”, tratando-se de um fenómeno recorrente a cada ano, mas que parece ter-se intensificado em 2020.
A mancha é um sinal de que uma nuvem de ar do deserto do Saara – uma massa de ar muito seca – está a mover-se em direcção ao continente americano.
A massa de ar seco carregada de partículas de areia forma-se sobre o deserto do Saara no final da primavera e no verão e, no começo do outono, no Hemisfério Norte, e geralmente desloca-se em direcção a Oeste sobre o Atlântico, a cada três ou cinco dias.
Quando ocorre, costuma ser de curta duração, não superior a uma semana. No entanto, a ocorrência de ventos fracos em certas alturas do ano tornam-na mais propensa a cruzar o Atlântico e a percorrer mais de dez mil quilómetros.
Sem comentários:
Enviar um comentário