quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Vidigueira investe 1,5 milhões de euros em parque verde urbano


Com a aprovação da candidatura da construção do Parque Verde Urbano de Vidigueira, a localidade alentejana vai passar a poder usufruir de um espaço ideal para usufruir da natureza e de um espaço de lazer agradável e atractivo.

Será um investimento total de perto de 1 milhão e meio de euros - Financiado em 85 por cento por fundos comunitário - e que irá reabilitar a Horta de S. João, que passará a contar com infraestruturas adequadas ao bem-estar dos utilizadores, diversos espaços verdes, espelhos de água, parque de jogos, polidesportivo e ligação a percursos pedonais e ciclovias.

Após a requalificação, os planos da autarquia passam por potenciar os novos recursos e dinamizar o espaço com a realização de diversas iniciativas e eventos relacionados com as tradições locais.

Numa fase futura, quer-se ainda criar um espaço dedicado a Vasco da Gama, num espaço lateral à Horta de S. João.

Imagem de geocaching.com

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Ecocídio. Uma nova palavra que está a mobilizar cientistas e ambientalistas


O ecocídio representa a destruição do meio ambiente em larga escala, uma espécie de genocídio do planeta. Várias associações estão a lutar para que este fenómeno seja oficialmente reconhecido como um crime internacional. Dão como exemplo a desflorestação da Amazónia mas não só. O apelo já foi feito por escrito, por vários prémios Nobel, pela activista Greta Thunberg, ou pelo actor Leonardo Di Caprio. Também em Portugal existem movimentos que tentam combater o ecocídio. O ecocídio também foi debatido hoje, na Assembleia da República. Os deputados  discutiram uma proposta para que o governo português faça um pedido às Nações Unidas com o objectivo que estas práticas massivas de destruição da natureza passem a ser reconhecidas pelo Tribunal Penal Internacional.

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Tires é o primeiro Aeroporto do mundo a ter pegada ambiental neutra.

Tires, na freguesia de São Domingos de Rana, é a primeira estrutura aeroportuária do mundo em que as emissões de carbono proveniente das operações de abastecimento de aviões da Air BP serão neutralizadas. O aeroporto de Tires será o primeiro do mundo com pegada ambiental neutra uma vez que a empresa irá compensar as emissões de carbono de todos os combustíveis de aviação (Jet-A1 e Avgas, 100LL) através do BP Target Neutral, utilizando créditos de carbono gerados a partir de projectos globais que financiam a utilização de energias renováveis, baixo carbono e a protecção das florestas. Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, destaca que “para as empresas ou organizações, a sustentabilidade não é apenas um propósito. É uma parte crucial da operação e do negócio. As empresas ou organizações mais capazes de sobreviver no ambiente competitivo do século XXI são aquelas que são capazes de criar uma relação de responsabilidade e reciprocidade com a comunidade, com os clientes, fornecedores e com o meio ambiente. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com esta colaboração com a Air BP, que fará do Aeroporto de Cascais o primeiro do mundo onde as emissões de carbono, de todo o combustível da aviação, são compensadas. Quem sai de Cascais está verdadeiramente a fazer uma viagem para um futuro mais verde e sustentável.” “É com grande entusiasmo que a AIR BP é a primeira marca de combustíveis a desenvolver este programa que irá tornar o aeroporto de Cascais, tanto quanto sabemos, o primeiro no mundo com as emissões de carbono, derivadas dos combustíveis de aviação, compensadas numa base contínua. Através do programa BP Target Neutral pretendem assim ajudar os clientes e o aeroporto a agir face ao carbono e a desempenhar o seu papel na jornada do mundo para a neutralidade carbónica (net zero)”, afirma Ricardo Diniz, diretor da aviação Geral BP | Portugal. 

Foto: ®DR

COP16: cimeira termina sem acordo sobre formas de financiamento

A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade (COP16) terminou, este sábado, em Cali, na Colômbia, sem que os países participantes ch...