terça-feira, 11 de junho de 2019

Garrafas de plástico e latas deixam de ter tara perdida. Quem devolver tem direito a vale de compras


As garrafas de plástico e as latas de alumínio vão passar a ter depósito de vasilhame. Acaba-se assim a tara perdida para o plástico e para o alumínio, como já acontece em países como a Alemanha ou a Holanda, onde existem máquinas nos supermercados para devolver as garrafas e latas, com o objectivo de serem recicladas.

Os valores a serem cobrados e devolvidos vão ser fixados “mais para o final deste ano, para haver um ano em que todos nos possamos adaptar”, afirmou o ministro. Na Alemanha, quem devolve uma garrafa de água tem direito a receber de volta 15 cêntimos.
“Em dinheiro não vai ser, neste momento. Isso vai depender depois de quem gerir as máquinas, serão no fundo vales de compras para poderem ser utilizados”, apontou o governante.
Também os sacos de plástico que incorporem 70% de plástico reciclado vão passar a ser sujeitos à taxa atualmente cobrada pelos sacos. “A quantidade de plástico que existe hoje na terra, para ter uma ideia: ultrapassa em peso, 25 vezes mais do que o peso de todos os seres humanos existentes na terra”, exemplificou o ministro à TSF.
“Não faz qualquer sentido nós trazermos um saco para o tomate, outro para a cebola, outro para a alface, quando obviamente todas essas coisas podem vir juntas para a nossa casa”, defendeu.
“Nós temos que perceber que o último responsável pelas embalagens que entram na nossa casa somos nós como consumidores”, rematou o ministro.

1 comentário:

  1. Tenho sempre muita dificuldade em concordar com politicos, mas desta vez concordo.
    Está nas nossas mãos sermos consumidores responsáveis!
    Se cada um fizer a sua parte...

    ResponderEliminar

COP16: cimeira termina sem acordo sobre formas de financiamento

A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade (COP16) terminou, este sábado, em Cali, na Colômbia, sem que os países participantes ch...