Ao longe, esta casa na Nova Escócia parece ser feita de madeira. Mas a estrutura – escondida sob o revestimento de alumínio reciclado impresso a laser a imitar cedro – foi construída com... 600.000 garrafas de plástico recicladas, trituradas, derretidas e transformadas em paredes de seis polegadas de espessura.
"Esta é uma maneira de utilizar resíduos plásticos e, ao mesmo tempo, desenvolver estruturas que sejam sustentáveis", diz David Saulnier, cofundador da JD Composites, a startup que construiu a casa-protótipo, à publicação Fast Company. Os painéis de plástico reciclado têm mais isolamento que as paredes típicas, algo que permite aos proprietários economizar energia.
Usar este tipo de painéis para construir uma casa não é novo, ainda assim, a empresa decidiu recorrer a materiais totalmente reciclados para resolver o problema da poluição com plástico. A cada minuto, segundo as estimativas, os consumidores compram pelo menos um milhão de garrafas de plásticas descartáveis – a maioria acaba em aterros ou cursos de água.
A startup fez uma parceria com a Armacell, uma empresa belga que usa garrafas recusadas pela indústria de reciclagem para construir um núcleo de espuma de 100% de plástico reciclado. A JD Composites apara esse material para depois criar cada painel.
Sem comentários:
Enviar um comentário