quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Máquina faz sumo e “imprime” copos feitos com cascas de laranja


Do sumo à casca de laranja, nada é desperdiçado na máquina de sumos projectada pelo escritório de design e inovação Carlo Ratti Associati em parceria com a empresa ENI. O dispositivo é um belo exemplo de economia circular e zero desperdício que pode ser acompanhado de perto pelos clientes. 

É utilizando uma impressora 3D que a “magia” acontece. A máquina separa duas metades da laranja, espreme o sumo e conduz as cascas por um tubo, que vão acumular-se no inferior da máquina. Chegando lá, os resíduos são secados, moídos e misturadas com ácido polilático (PLA) – ácido orgânico de origem biológica – dando origem ao material bioplástico. Este último será aquecido e derretido num filamento para a impressão dos copos, que instantaneamente podem ser já preenchidos com o sumo.

Baptizada de “Feel the Peel”, a máquina mede 3,10 metros de altura e comporta até 1.500 laranjas. Ela está em exposição num evento na cidade de Rimini, na Itália, e deve ser apresentada ainda em vários locais públicos do país. 

“O princípio da circularidade é obrigatório para os objectos de hoje”, afirma Carlo Ratti,  fundador do escritório e director do MIT Senseable City Laboratory. “Trabalhando com a Eni, tentamos mostrar a circularidade de maneira muito tangível, desenvolvendo uma máquina que nos ajuda a entender como as laranjas podem ser usadas para muito além do sumo. As próximas interacções podem incluir novas funções, como impressão de tecido para roupas usando cascas de laranja”.

Carlo Ratti, trabalhando no MIT, está sempre ligado com inovações e tecnologias.O interessante na linguagem dele é que pode parecer estranho pensar em vestuário feito de casca de fruta, mas isso já existe. Inclusive foi uma dupla também italiana que criou toda uma colecção aproveitando a casca e o bagaço da laranja.

Foto: Nicola Giorgetti

Sem comentários:

Enviar um comentário

COP16: cimeira termina sem acordo sobre formas de financiamento

A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade (COP16) terminou, este sábado, em Cali, na Colômbia, sem que os países participantes ch...