quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Brasil: Cidadãos podem trocar recicláveis e pneus usados por frutas, verduras e legumes frescos


No Brasil, mais concretamente na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, encontrou uma maneira de incentivar a população a descartar pneus usados de forma correcta. O destino do resíduo é um desafio no município, onde é possível ver os pneus jogados a céu aberto em qualquer lugar. Mas o cenário promete mudar graças ao programa Feira Verde, que convida os moradores a trocar pneus usados por frutas, verduras, legumes, ovos e mel.
Para participar é fácil e não precisa nem de inscrição! Basta aceder ao site da iniciativa e conferir o cronograma com as datas e locais onde a Feira Verde estará montada. A troca por alimentos pode ser feita com pneus usados ou ainda com materiais recicláveis. A única regra é que cada morador leve até 20 quilos de resíduos para fazer a troca.
E para deixar tudo mais melhor, 100% dos produtos oferecidos na feira são cultivados por produtores locais que praticam agricultura familiar. E mais: os resíduos recolhidos por meio da iniciativa são destinados a quatro associações de colectores de materiais recicláveis. Assim, numa tacada só, a cidade resolve o problema da destinação incorreta de resíduos, incentiva hábitos de alimentação mais saudáveis entre a população e fomenta os mercados da reciclagem e da agricultura familiar. 
Em Ponta Grossa, o projecto já faz sucesso: Os últimos números dizem que mais de 13 mil pessoas participaram da Feira Verde e que 136 produtores locais foram beneficiados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COP16: cimeira termina sem acordo sobre formas de financiamento

A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade (COP16) terminou, este sábado, em Cali, na Colômbia, sem que os países participantes ch...