sábado, 2 de maio de 2020

Raras nuvens com coloração arco-íris fotografadas em pico da Sibéria


A fotógrafa local Svetlana Kazina foi a sortuda que capturou o raro fenómeno natural através das lentes da sua câmera.

“As nuvens nas minhas fotos são tão finas que parecem rendas”, diz Svetlana.

Svetlana, que vive nas montanhas de Altai, tirou essas fotografias de tirar o fôlego em um dia de céu brilhante sobre a montanha Belukha, o pico mais alto da Sibéria (4.506 metros / 14.783 pés).

As imagens (todas elas semelhantes) mostram nuvens finas num efeito que nos lembra bolhas de sabão. A iridescência é um fenómeno óptico que faz certos tipos de superfícies reflectirem as cores do arco-íris. As cores lembram as que são vistas em bolhas de sabão e no óleo na superfície da água. É possível ver ocasionalmente uma nuvem parecida com um arco-íris. Elas são bastante raras, mas, às vezes, alguém tem a sorte de presenciar. Elas são causadas ​​pela presença de cristais de gelo muito pequenos ou gotas de água no ar, que fazem com que a luz seja difratada (espalhada).

“Presenciei essa beleza no pico mais alto da Sibéria, Belukha, de manhã cedo”, disse Svetlana.

“O vento a esta altura era tão forte que a nuvem ‘rendadas’ mudavam a cada segundo."

As Montanhas Altai, no sul da Sibéria, incluem algumas das paisagens mais impressionantes da Rússia, um paraíso para os viajantes que desejam fugir do mundo moderno. A cordilheira em si é majestosa e é diferente de qualquer outro lugar do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COP16: cimeira termina sem acordo sobre formas de financiamento

A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade (COP16) terminou, este sábado, em Cali, na Colômbia, sem que os países participantes ch...