terça-feira, 2 de março de 2021

Vinícola portuguesa lança nova garrafa mais “amiga do ambiente”


 

Novas garrafas do Solaheiro Alvarinho utilizam 19% menos vidro

A vinícola portuguesa de Melgaço Quinta do Soalheiro lançou uma nova garrafa para seu vinho mais tradicional o Soalheiro Alvarinho que utiliza 19% menos vidro que a garrafa usada até então.

A chamada garrafa “mais amiga do ambiente” será empregada ate o final de 2021 em 90% da produção da vinícola e, segundo comunicado do produtor, esta prática trará uma redução de 56 toneladas no uso anual de vidro da Quinta do Soalheiro.

“As tradicionais garrafas altas e esguias ganham um formato mais sustentável, o que permite reduzir as emissões de carbono utilizadas na sua produção e transporte”, afirma a marca. E uma vez que a produção das garrafas passou a ser feita em Portugal, “há também uma importante redução de quase 8,5 vezes no impacto no transporte das garrafas até à adega”.

A vinícola levou a sustentabilidade para as embalagens e vinhedos também, a nova caixa utiliza 39% papelão a menos e são oriundas de florestas certificadas com gestão responsável. Os vinhedos da quinta possuem certificação ambiental e biológica, além de recentemente a vinícola ter instalado uma cobertura vegetal na sua cava, o que segundo a empresa, trará uma redução energética de 26% ao ano.

“O nosso compromisso com a sustentabilidade é muito mais do que uma resposta a uma clara emergência climática e de preservação do planeta. Faz parte da nossa natureza, enquanto produtores que vivem da terra, protegê-la. Por isso, estamos a repensar todas as nossas práticas no sentido de identificar pontos críticos em que podemos melhorar a nossa acção e reduzir o impacto ao mínimo possível”, finaliza Luís Cerdeira, que ao lado da irmã Maria João e da mãe Palmira, lidera o projecto Soalheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COP16: cimeira termina sem acordo sobre formas de financiamento

A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade (COP16) terminou, este sábado, em Cali, na Colômbia, sem que os países participantes ch...