sexta-feira, 14 de junho de 2019

Edificios verdes modificam a paisagem urbana e melhoram a qualidade de vida.



Adopção de medidas como redução no consumo de água e energia e instalação de áreas verdes contribuem para o bem-estar nas metrópoles
Já parou para pensar que passa boa parte do dia dentro de um lugar construído? Casa, trabalho, ginásio, restaurante, mercado. E, se mora nas cidades — como é o caso de grande parte da população — o espaço ao ar livre também é marcado pelos prédios, característica tradicional da paisagem urbana.
Investir na construção de edifícios verdes, ou na adequação de prédios antigos a novas práticas sustentáveis, é um dos caminhos para a criação de cidades que ofereçam mais bem-estar.
“Todos os prédios vão trazer algum impacto. A questão é: como fazer isso de maneira não destrutiva, que traga valor para a cidade, que crie espaços urbanos interessantes, e estimule o convívio?”, afirma Milene Abla, Arquitecta.
Edificios verdes seguem parâmetros que variam conforme características dos projectos: podem ser para interiores, para novos edifícios, para reformas de prédios antigos. Padrões estabelecidos por órgãos do sector ou pelo poder público ajudam a organizar os critérios que definem um “edifício verde”. Entram aí, detalhes como a eficiência do uso da água e de energia, qualidade dos materiais utilizados na construção (como madeiras certificadas), qualidade interna do ar, conforto térmico, e localização e transporte próximo, por exemplo.
Uma construção verde pode ter ou não uma certificação. O processo é voluntário, isto é, a pessoa ou empresa responsável pelo prédio deve solicitar a certificação e se adequar às directrizes que ele estabelece. “Na prática, as certificações facilitam abordar a questão da sustentabilidade, porque estipulam padrões, criam um processo, e também são uma validação dessas práticas para o prédio que as adopta”, explica Milene.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COP16: cimeira termina sem acordo sobre formas de financiamento

A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade (COP16) terminou, este sábado, em Cali, na Colômbia, sem que os países participantes ch...