Em 1872, no Nebrasca (EUA), face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A iniciativa internacionalizou-se e a Festa passou da Árvore às Florestas e desde 2012 o Dia Internacional da Floresta é comemorado a 21 de março, o primeiro dia de primavera, para celebrar e alertar para importância de todos os tipos de florestas.
Este ano, o ICNF comemora esta data envolvendo todos os cidadãos, disponibilizando árvores autóctones produzidas nos seus viveiros, gratuitamente, aos cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer plantação nas suas propriedades. Estamos a falar de medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos. Cada cidadão pode recolher um máximo de 10 (dez) exemplares e os representantes de entidades privadas sem fins lucrativos podem levantar até um máximo de 50 exemplares. Já os proprietários rurais poderão receber até 100 exemplares.
Esta distribuição será feita entre os dias 19 e 26 de março de 2021; nos postos de atendimento selecionados do ICNF, em todo o país.
Para conseguir receber as árvores deverá inscrever-se através do contacto telefónico do local selecionado ou por email para
ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt; deverá comprometer-se a remeter uma fotografia da plantação para
ICNFsomosTODOSnos@icnf.pt e a partilhar ou permitir a partilha das fotos com a hashtag #ICNFsomosTODOSnos.
O ICNF, por seu lado, fará a divulgação destas plantações nas suas redes sociais.
Sem comentários:
Enviar um comentário